Nanismo será tema na próxima global !

A acondroplasia, um dos tipos mais frequentes de nanismo, será um tema amplamente discutido pela população, pois aparecerá na próxima novela das 21h, da TV Globo, por meio de uma personagem interpretada pela atriz Juliana Caldas. Na novela, ela será a irmã de Grazi Mazzafera e filha de Marieta Severo (vilã da novela, que não aceita sua condição).

No mês de outubro, considerado o mês do Combate ao Preconceito Contra às Pessoas com Nanismo, muitas ações aconteceram pelo pais. A síndrome genética que acomete 250 mil pessoas no mundo, terá a novela para explicar melhor para a população sobre esta condição e tentar gerar conhecimento sobre as dificuldades do paciente como forma de combate ao preconceito.

Serão abordados aspectos como fatores genéticos, causas, indícios, consequências/complicações, tratamento e como os pacientes podem levar uma “vida normal”.

Para ficar sabendo…

Conhecida como o tipo mais comum de nanismo desproporcional, a doença provoca baixa estatura (não acompanha as curvas de desenvolvimento da Organização Mundial de Saúde – OMS) no qual ossos e órgãos crescem desproporcionalmente devido a uma mutação genética. O acondroplásico apresenta órgãos maiores, encurtamento de pernas e braços, nariz achatado, cabeça e testa proeminentes.

Poucas pessoas sabem que o prejuízo à saúde provocado pela acondroplasia vai além do quadro ortopédico. Outras doenças associadas podem afetar de maneira significativa a qualidade de vida dos pacientes, alguns desenvolvem doenças articulares, atrasos motores, compressão medular, doenças crônicas, problemas respiratórios e auditivos, disfunção cardíaca e obesidade.

As características típicas dessa condição, que são particulares para cada caso, são observadas já no exame pré-natal ou após o nascimento. O diagnóstico geralmente é clínico, confirmado posteriormente por resultados radiográficos. Uma vez que a condição tem causa essencialmente genética, alguns quadros podem ser diagnosticados por meio de teste de DNA.
 - carlosfredericosilva.com